Oito pessoas são colocadas dentro de uma redoma de vidro e aço onde vários ecossistemas do planeta haviam sido recriados.
O objetivo seria ficar dois anos ali, sem acesso à humanidade, simulando a experiência do que seria uma colônia autossustentável fora da Terra. Um assunto que vale muito para os dias de hoje, quando se discute a colonização de Marte.
O espaço era de 1,27 hectare (mais ou menos um e meio campo de futebol), criado no meio do deserto, na pequena cidade de Oracle, a 50 minutos de Tucson, no Arizona (EUA).
Imagine um lugar com uma mini savana, uma mini floresta tropical e um mini oceano com centenas de recifes de corais. Isso sem contar as plantações de arroz, feijão, trigo, banana e até café! Ao todo, foram colocadas lá dentro 3.800 espécies de plantas e animais junto aos 4 homens e 4 mulheres.
O investimento foi muito pesado: algo em torno de US$ 200 milhões de dólares e o resultado foi… o pior possível.
Quase tudo.
Para começar, a ideia de ficarem presos por 2 anos caiu em duas semanas, quando uma das ocupantes, Jane Poynter, perdeu a ponta de um dos dedos durante a colheita de arroz. O médico do grupo até tentou fazer a cirurgia, mas disse que ela precisava de um procedimento mais complexo.
Saiu da redoma e voltou horas depois, com suprimentos que não faziam parte do estoque inicial, quebrando um dos objetivos do experimento…
Das 25 espécies de animais levadas, 19 foram extintas, entre elas os chamados polinizadores (beija-flores e abelhas), aumentando ainda mais os problemas agrícolas.
Entre os sobreviventes estavam pragas apenas. As baratas e as formigas tomaram conta da redoma. Elas invadiam as plantações, os quartos, enfim, quase todos os espaços!
Para piorar, em janeiro de 1993, faltando nove meses para o fim do experimento, os níveis de oxigênio caíram para cerca de 15 por cento (o equivalente a viver a 3.660 metros de altitude) e ninguém conseguia explicar o porquê. Só depois descobriram que a culpa foi de uma bactéria no solo que consumia o gás.
Com todas essas condições adversas, os participantes começaram a brigar entre si e acabaram aceitando mais ajuda externa, o que prejudicou ainda mais o projeto científico.
Então tá bom…
Fonte IFL Science
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…
A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…
Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…
O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…