O que faço com a minha celulite? Há mulheres que assumem e outras não. Prestamos mais atenção as celulites quando queremos vestir um biquíni, saias mais curtas, shorts ou até calças com tecidos mais finos.

A causa da celulite é uma alteração no metabolismo que faz com que as fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura por debaixo dela puxem a pele para baixo, causando os furinhos.

Existem vários fatores que contribuem para o aparecimento das celulites como predisposição genética, o sedentarismo, má qualidade da alimentação, ingestão exagerada de açúcar e gorduras, o excesso de peso, o cigarro, o stress, a baixa ingestão de líquidos, consumo de álcool entre outros.

A celulite é mais visível nas regiões como glúteos, coxa, abdômen, nuca e braços. Para combate-la (ou diminui-la) existem algumas dicas como exercícios físicos, tratamentos em clínica de estética e também o consumo de alguns alimentos. Procure alimentos ricos em vitaminas C e A, antioxidantes e diuréticos.

Confira a lista de alguns alimentos que poderão ajudar neste combate (quase sem fim) que é a celulite.

Frutas

O melão: um excelente aliado no tratamento da celulite, pois contem ação antioxidante. As sementes do melão são as maiores fonte de antioxidante do melão, onde você poderá ingeri-la em duas preparações. Deixe-as secar ao sol ou asse-as no forno por 20 minutos a 180 ºC e triture-as. É o que chamamos de farinha do melão, que podem ser misturados em sucos, iogurtes, saladas, etc.

A banana: rica em potássio, que estimula a drenagem linfática do organismo, e em fibras, que regulam o intestino, diminuindo a absorção de gorduras

Frutas Cítricas: fontes de vitamina C – potente antioxidante, anti inflamatória e reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres. Eliminando as toxinas e diminuindo o volume das células

O abacaxi: rico em uma enzima chamada bromelina, que age como anti-inflamatório, e em fibras. A celulite é um processo inflamatório, por isso a eficácia da bromelina

O abacate: rico em glutationa e ômega 9, dois anti-inflamatórios. O ômega 9 também auxilia no controle do hormônio cortisol evitando o acumulo de gordura no organismo

A maçã: rica em pectina,. Ajuda a regular a absorção de gorduras e de glicose no organismo.

As frutas vermelhas são riquíssimas em vitamina C e A, que combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.  goiaba é uma das poucas frutas não-cítricas que são extremamente ricas em vitamina C, que é antioxidante e ajuda a balancear a absorção de gorduras.

Chás
O chá verde: Um forte aliado no controle da celulite pois tem ação antioxidantes, diuréticas e também é regulador hormonal.

Chá de cavalinha e de centelha asiática são diuréticos que ajudam o organismo a eliminar toxinas e, por isso, resultam em menos inflamações como a celulite.

Peixes
Dê preferência aos peixes como de salmão, sardinha e atum, que são ricos em ômega 3. Possuem ação antioxidante e são ricos e proteínas, além de pouca gordura.

Sementes
A semente de girassol é um dos grandes aliados de um sistema digestório saudável e, portanto, menos celulite. Isso acontece por ela ser riquíssima em fibras.

A semente de linhaça é rica em ômega 3, antioxidante que aumenta a quantidade de gorduras boas. Também reduz inflamações e ajuda a regular o intestino.

Gengibre
Gengibre: excelente alimento para acelerar o metabolismo, o que contribue para não absorção de gorduras pelo organismo. O gengibre também tem ação antioxidante. Faça sucos e chás com ele.

Outros alimentos
Azeite de oliva extra-virgem: fonte de gordura monoinsaturada, anti-inflamatória, vitamina E. Ele possui ação anti-inflamatória que combate os edemas acarretados pela celulite

Arroz integral: tem baixo índice glicêmico e auxilia no trânsito intestinal, aumenta a saciedade, ajudando na redução de peso. O arroz integral é fonte de cromo, atua no metabolismo dos carboidratos. Isso inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

Algas: fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos, evitando flutuações hormonais.

As frutas oleaginosas: Ricas em vitamina E e ômega 3, você pode encontrar nas nozes, amêndoas e castanha-do-pará.

Legumes, Verduras, Leguminosas
Cenoura: Além de manter e bronzear a pele graças ao betacaroteno, a cenoura protege as células reduzindo assim a inflamação.

A soja: possui isoflavona, que ajuda a regular os níveis de estrogênio no organismo da mulher. Esse hormônio, quando em excesso, faz aparecer mais celulite .

Couve-flor: Rica em fibras e antioxidantes, regula o intestino, ajuda a balancear a absorção de gordura. A couve é também diurética, o que contribue na eliminação de toxinas.

Leguminosas: como feijão, ervilha e lentilha são ricos em fibras e em magnésio, potássio e zinco, que ajudam na fluidez do sangue e no bom funcionamento do intestino.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet