O Festiqueijo começou. A noite de sexta-feira, 1º de julho, marcou a abertura da 31ª edição, após dois anos sem o evento presencialmente.

Autoridades, imprensa, representantes de entidades e demais convidados participaram da solenidade de abertura desta edição mais do que especial, repleta de novidades, abrilhantada pela presença da Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes e sua Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori.

Durante cinco finais de semana, sempre nas sextas, sábados e domingos, os visitantes encontrarão todos os aromas e sabores típicos de uma festa italiana, que tornam o evento o mais gostoso festival gastronômico da Serra Gaúcha. Em seu discurso de abertura, o Presidente do 31º Festiqueijo, Cláudio Chies, exaltou o esforço e o empenho de todos os envolvidos para que o evento esteja acontecendo. Chies aproveitou o momento para pedir uma palavra do vice-presidente do Festiqueijo, Clóvis Tramontina, que ressaltou que o Festiqueijo é uma festa maravilhosa. “Convidamos a todos para prestigiar o Festival. Aproveitem para festejar, após três anos isolados. Boa festa a todos”, reforçou Tramontina.

O Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbos e diretor de Gestão Pública do 31º Festiqueijo, Fábio Rogério Basso, celebrou a retomada do evento presencial. “São 31 anos que o Festiqueijo é a melhor festa de Carlos Barbosa. A história dessa festa se confunde com a história de todos aqueles que construíram esse Festival para que ele chegasse até aqui”, comemorou.

Representando o Governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o Secretário de Turismo do Estado, Raphael Ayub, destacou que o Festival é muito simbólico para a cidade e região, mas também para o Rio Grande do Sul, contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Além da comunidade e região, diversos turistas virão degustar, conhecer a cidade e suas potencialidades. Esse momento pós-pandemia mostra a demanda por experiências como o Festiqueijo. Desejo uma ótima festa”.

Com a expectativa de superar em 20% o público de 2019, que foi de 29 mil pessoas, o Prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, agradeceu a todos os envolvidos. “Essa festa começou a ser organizada há meses pelo poder público e diretoria voluntária e agora vermos tudo pronto é muito gratificante, como a área vip, um local diferenciado para esta edição. Após três anos de pandemia, é muito bom estarmos juntos, é um ótimo motivo para comemorarmos. O Festiqueijo representa união, alegria, boa comida, mesa farta e alegria. Vamos comemorar. Sejamos otimistas”, finalizou.

A solenidade também contou com a presença da vice-prefeita de Carlos Barbosa, Beatriz Martin Bianco; ex-governador do Estado, Eduardo Leite; representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual, Mateus Wesp; deputados federais, Paulo Caleffi e Marcel Van Hattem; presidente da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa, Lucilene Marchi, além de diversos prefeitos da região.

Além dos 23 expositores – 10 queijarias e nove vinícolas, além de espaços variedades – que oferecem uma seleção de seus melhores produtos, que inclui 40 tipos de queijos, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, um banquete servido, ininterruptamente, no centro do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa, com tradicional polenta brustolada com queijo, copa e salame, espetinho de frango e queijo coalho, pizza, galeto, salsichão, pastel e bolinho de queijo, pão de queijo, fondue, churros de doce de leite, croissant de goiaba, sorvetes, e iogurtes, além de muitos lançamentos.

Para quem quiser curtir o Festival de maneira ainda mais privilegiada, pode optar pela Área Vip, que neste ano chega de forma inédita, e contará com a presença de chefs, garçons e espaço para sentar. O projeto segue o exemplo de um mezanino com capacidade para 115 pessoas, com serviço diferenciado, assim como uma ambientação temática.

Na área externa, com acesso gratuito, o visitante pode conferir a Vila das Etnias com produtos e shows típicos, a feira ‘Feito em Barbosa’ com 100% produção local, e se divertir ao acompanhar a Olimpíada Colonial e o Pedal do Festiqueijo. São mais de 90 atrações nos dois palcos – Salão Festiqueijo e Vila das Etnias.

Vila das Etnias
A Vila das Etnias chega para homenagear as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As principais são as predominantes alemã e italiana, além da polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade. Pela sua representatividade, elas ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

Quem circula pelo local poder apreciar hábitos e costumes, além de objetos preparados por associações que atuam na preservação de suas tradições. Exposição de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e uma agenda de shows de música e dança em um palco exclusivo para a novidade fazem parte da programação. Ali, também está instalado o varejo de produtos do Festiqueijo, assim como um forno à lenha onde o pão colonial é assado e comercializado aos visitantes. Entre os produtos típicos que cada casa oferece estão, ainda, uma oficina de capeletti, cucas, chopp, pierogi, Les Merveilles (grostoli suíço) e trufas de chocolate.

‘Feito em Barbosa’
Outra atração externa e paralela ao Festiqueijo é o ‘Feito em Barbosa’. Instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, a feira tem 28 expositores. Os produtos, exclusivamente locais, são dos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, de 1º a 31 de julho.


ATRAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS

Palco Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa:

2 de julho – SÁBADO
11h45min – Estirpe Campeira – Gaúcha
14h – Banda Armazém – Pop Rock
16h15min – Samba Trio – Pagode
19h – Fullgas – Rock
21h – Johnny Grace (Elvis Cover) – Rock

3 de julho – DOMINGO
11h – Eco do Rio Grande – Gaúcha
13h – Honky Tonk Band – Country Rock
15h – Seekout – Pop Rock

8 de julho – SEXTA-FEIRA
14h30min – Marco Antônio Medlley Trio – Italiana
17h – 3 em 1 – Pop Rock
19h15min – Fulvio Motta Trio – Pop Rock
21h – Banda Rosas – Popular

9 de julho – SÁBADO
11h45min – Girotondo – Italiana
14h – Laura Dalmás – Pop Rock
16h15min – Os Daltons – Country Rock
19h – Pura Curtição – Pagode
21h – Glê Duran – Sertanejo

10 de julho – DOMINGO
11h – Vocal Allegro – Italiana
13h – Super Banda Choppão – Popular
15h – Face Pop – Pop Rock

15 de julho – SEXTA-FEIRA
14h30min – Beto e Tobias – Gaúcha
17h – The King – Pop Rock
19h15min – Mágica Ilusão – Clássicos
21h – Blue Label – Rock

16 de julho – SÁBADO
11h45min – Franceli Zimer e Banda – Italiana
14h – Guilherme Mecca – Sertanejo
16h15min – Ka pra Nós – Pagode
19h – Joce Sampaio – Popular
21h – Tati Freitas – Popular

17 de julho – DOMINGO
11h – Beto e Tobias – Gaúcha
13h – Grupo Capricho – Pagode
15h – Porto do Som – Popular

22 de julho – SEXTA-FEIRA
14h30min – Quintal Supernova – Pop Rock
17h – Trindade Sonora – Pop Rock
19h – Voz do Brasil – Pop Rock
21h – Léo Pain – Sertanejo

23 de julho – SÁBADO
11h45min – Ragazzi Dei Monti – Italiana
14h – Forró Fino – Forró
16h15min – Léo Henrique e Gabriel – Sertanejo
19h – Norma Jean – Pop Rock
21h – Celebration Band – Clássicos

24 de julho – DOMINGO
11h – Paullo Costa – Gaúcha
13h – Alma Nova – Popular
15h – Baile de Buteco – Sertanejo

29 de julho – SEXTA-FEIRA
14h30min – TNG Duo – Pop Rock
17h – Darwin e os Evoluídos – Rock
19h15min – The Borges – Popular
21h – Sunset Riders – Pop Rock

30 de julho – SÁBADO
11h45min – Zanuzo & Os De Sempre – Pop Rock
14h – Filipe Girardi – Sertanejo
16h15min – Samba de Moça – Pagode
19h – Farina Brothers – Pop Rock
21h – Aleandro Santos – Sertanejo

31 de julho – DOMINGO
11h – Irmãos Manzoni – Italiana
13h – The Alpargatas – Gaúcha
15h – Cirilo Souza – Pagode

SERVIÇO:
O que: 31º Festiqueijo
Quando: De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa
Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h
Ingressos: Conforme o dia e a faixa etária os valores variam de R$ 80 a R$ 380. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://festiqueijo.eleventickets.com e também na bilheteria do evento.

Mais informações: www.festiqueijo.com.br e @festiqueijo

Fonte: Conceito Com / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here