
O documentário Amor e Morte em Julio Reny, dirigido por Fabrício Cantanhede e lançado oficialmente no último dia 20 de novembro, em Porto Alegre, terá sessões em Caxias do Sul. As exibições ocorrem neste sábado (29) e domingo, dia 30 de novembro, sempre às 14h30min, na Sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás.
Ao longo de uma hora e meia, o filme mergulha na vida pessoal e artística do artista de 66 anos, abordando sua instabilidade emocional, dificuldades financeiras — como a recente decisão de colocar à venda seu único violão — e o diagnóstico de esquizofrenia e transtorno bipolar. Em depoimento direto à câmera, Reny revisita excessos ligados à cena roqueira, relações afetivas, uso de drogas e frustrações profissionais, como sua ausência no álbum Rock Grande do Sul, em 1985.
A obra reúne ainda depoimentos de nomes como Carlos Gerbase, Edu K, Wander Wildner e Juarez Fonseca, além de entrevistas com uma das filhas do músico, Consuelo. Com fotografia em preto e branco e atmosfera mais sombria, o documentário revisita momentos marcantes da carreira e da vida do e Julio Reny, conhecido pela atuação em bandas como KM 0, Expresso Oriente e Cowboys Espirituais, além de suas passagens pelo cinema e pelo rádio.