Num contexto de potencialidades para o desenvolvimento do setor, será realizado de 12 a 14 de abril o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS Teatro), em Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha. O encontro vai debater o panorama atual do biogás e suas perspectivas, entre outras temáticas, e inclui uma agenda com atividades paralelas. O Fórum será, principalmente, um espaço de conexões e de troca de experiências, parcerias e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

“O biogás é muito importante para permitir o destino correto aos resíduos e, ao mesmo tempo, produzir energia. E o Fórum é uma oportunidade para interação de todo o ecossistema do biogás, tanto os geradores de resíduos como as indústrias que são capazes de obter energia a partir dos resíduos e, também, para as pessoas que se interessam pela sustentabilidade e pelo meio ambiente. A produção de energia, a partir de resíduos, é indispensável para contribuir no processo de descarbonização no sistema agroindustrial brasileiro, colaborando com as metas da COP26”, observa a coordenadora do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Suelen Paesi.

A pesquisadora da UCS ressalta a relevância do tratamento dos resíduos para a economia, impulsionando negócios e gerando empregos. “Com os resíduos bem gerenciados, teremos novas possibilidades de emprego e isso representa um avanço social. A produção de biogás é uma forma nova de investimento porque oportuniza rendimentos”, enfatiza Suelen.

O 4º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). Teve início regionalmente, com a primeira edição na UCS, em 2017, e foi ganhando abrangência e participações internacionais. Foz do Iguaçu (PR) e Chapecó (SC) receberam as edições seguintes. Em final de março de 2021, a edição em formato online teve 1 mil inscritos, 17 empresas patrocinadoras e 25 instituições apoiadoras.

Nesta edição de 2022, quando o evento volta a ser presencial, estão programados oito painéis temáticos, visitas técnicas, entrega do “Prêmio Melhores do Biogás Brasil”, apresentação de startups e exposição de empresas do setor no Espaço de Negócios. O Fórum abre, também, agenda para o encontro Mulheres do Biogás, reunião de extensionistas da área rural, 2º Encontro de produtores do biogás e reunião da Rede de Laboratórios de Biodigestão. O último dia será reservado a três roteiros de visitas técnicas.

A abertura do evento será às 9h do dia 12 de abril, com palestra do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sobre “Plano Nacional Metano Zero e a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano”.

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Organizações do setor, profissionais, gestores, técnicos, pesquisadores e estudantes são esperados nos três dias de programação.

As inscrições ainda podem ser feitas no site www.biogasebiometano.com.br

Serviço:
4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: 12 a 14 de abril de 2022
Onde: UCS Teatro | Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS
Inscrições: www.biogasebiometano.com.br
Mais informações podem ser obtidas nos canais:
www.biogasebiometano.com.br
www.facebook.com/BiogaseBiometano
www.instagram.com/biogasebiometano
www.linkedin.com/company/biogasebiometano

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet