União foi a palavra de ordem na abertura do 36º Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), realizada na noite desta quarta-feira, 29 de setembro, em Bento Gonçalves (RS). Delegações dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, participaram da solenidade que reuniu mil pessoas em quatro diferentes ambientes, cumprindo os Protocolos de Segurança. O evento encerra nesta sexta-feira, 1º de outubro, com uma programação de reuniões, palestras, painel, talk show, comissões temáticas e uma oficina sobre Negociações Coletivas.

O cerimonial aconteceu de forma presencial no Salão Malbec com transmissão simultânea para os demais ambientes, além do canal do evento no Youtube. O presidente do Sindilojas Regional Bento e do 36º CNSE, Daniel Amadio, abriu seu pronunciamento dizendo que o Congresso em si é sinônimo de união. Precisamos nos reinventar, sermos resilientes e nos adaptar ao novo momento, e foi o que fizemos. Mudamos quatro vezes a data deste evento, construímos um projeto de segurança alinhado com as normas vigentes sanitárias. O resultado foi inscrições esgotadas e uma cidade mobilizada em torno do evento. Esta retomada consciente é bem-vinda”, destacou. Amadio encerrou com a frase de John Adams: Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desapareceram e os obstáculos sumirem. “Tivemos paciência, tivemos perseverança e aqui estamos. Bom Congresso a todos”.

A organização recebeu os congressistas com atrações da cultura local. O Coral Terra Nostra, cantando músicas italianas, recepcionou os participantes no hall do Dall’Onder Grande Hotel tendo como cenário a réplica da Pipa Pórtico, atração da Capital Brasileira do Vinho. O bem receber foi da imigração italiana à cultura gaúcha com o show do Grupo Rastros do Tempo, na sequência do Hino Nacional, executado pelos músicos Ivan Bucco e Kelvin Alves, ganhando os acordes da gaita. Para reverenciar este país continental e todos os brasileiros, a organização apresentou um vídeo com imagens de pontos turísticos e bandeiras de todos os estados.

Mas houve destaque também para o Patrono do 36º CNSE, presidente do Sindilojas de Blumenau (SC), Emílio Schramm, eleito pelos membros que integram a Comissão Nacional. Ele disse que o papel do sindicato pode ser a diferença entre manter ou fechar as portas das empresas. “Vivemos uma era de profundas transformações da sociedade. Todos são afetados pela revolução digital e pelas mudanças dos hábitos de consumo. Conscientes do nosso papel, precisamos nos preparar para desafios cada vez maiores e esta é a função deste evento. Por isso, ser Patrono desta edição é motivo de honra e orgulho”, ressaltou.

Representando o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Luiz Carlos Bohn, também presidente da Fecomércio-RS e em exercício da Fecomércio-SC, assegurou que soluções importantes sairão do Congresso. “Vamos em frente, inovando e criando parcerias que possibilitem um futuro do trabalho condizente com os avanços produtivos. Que a nossa união se sobressaia, ainda mais durante esses dias que estaremos reunidos presencialmente, depois de tanto tempo. Que seja um encontro produtivo, de cooperação, aprendizados e resultados para os nossos sindicatos”, salientou.

A presença física de 17 presidentes de Federações comprova a representatividade do evento, que reúne 212 entidades com um público masculino de 58,65% e 41,35% de mulheres. Mesmo impossibilitado de estar presente no evento, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, compartilhou a honra que sente em participar de um evento de tamanha singularidade e relevância para fortalecer os sindicatos. “É na união que se baseia todo conceito do sindicalismo. Por meio dela podemos pensar e agir. Unidos para propor soluções, como bem nos inspira o mote deste evento, estamos aqui reunidos para fazer a diferença”, frisou.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, exaltou a necessidade da retomada. “A gente está voltando hoje com este evento maravilhoso, com sotaques do Brasil inteiro. Convido todos a conhecer nossas vinícolas e aproveitar a nossa cidade maravilhosa. Somos apaixonados por ela e estamos orgulhosos. Este é o primeiro evento com turistas do Brasil inteiro. Sejam todos bem-vindos”, finalizou. Durante a cerimônia, vídeo de Protocolo de Segurança foi apresentado, além de cada congressista receber em seu kit máscara e álcool em gel individual. O 36º CNSE tem o apoio da Fecomércio-RS, CNC e Prefeitura de Bento Gonçalves, além do patrocínio do Sicredi Serrana.

Fonte: Conceito Com / Fotos: Augusto Tomasi / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here