Imagem: PATRÍCIA PASINI / DIVULGAÇÃO

Após 10 meses, a restauração da Casa de Pedra – Família Cercato, em Garibaldi, está em sua etapa final. A inauguração já tem data e será realizada no dia 29 de julho de 2022, às 14h30. Segundo os arquitetos Lucas Volpato e Patrícia Pasini, dos escritórios Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura, estão sendo finalizados os sanitários, o deck de contemplação, as rampas de acessibilidade e a expografia do Memorial da Casa da Família Cercato.

Localizada no Bairro Borghetto, em Garibaldi, a casa foi tombada pelo município pela sua relevância histórico-cultural como testemunha da colonização italiana no Rio Grande do Sul. A Casa de Pedra está inserida na rota turística Estrada do Sabor e irá sediar o Memorial da Família Cercato, bem como uma  osteria onde serão degustados os produtos da região.

Sobre a Casa:
A Casa Cercato, edificação de 1880-1897, residencial com aproximadamente 100 metros quadrados de área construída, é de uma tipologia recorrente na arquitetura vernácula italiana, obra dos imigrantes oriundos em grande maioria da região do Vêneto. Estabeleceram-se no sul do Brasil, no segundo quartel do século XIX. A alvenaria de pedra lascada e irregular. Confere o aspecto rústico da técnica primitiva aplicada nos primórdios da colonização, e embora seja uma tipologia recorrente, ela assume caráter excepcional no município de Garibaldi:  são poucos os exemplares desta técnica construtiva.

Sobre a Família Cercato:
O avô João Batista Cercato chegou da Itália após a viuvez.  Em Garibaldi, casou com a Glória Dalvechio. Dessa união nasceram: Vitório, in memorian, Elda Cercato Benedetti, Assunta Geni Pianezzola e o Armelindo Nicola. Armelindo Nicola Cercato, in memorian, no Brasil, casou com Maria Terezinha Salvagni Cercato, in memoriam. Dessa união, nasceram e os filhos Vanio, Vanderlei e Adriana.

Esta iniciativa de preservação do patrimônio conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Sistema Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além de empresas parceiras.