Nesta quarta-feira (25), ocorre o Dia do Desafio, que retorna com a campanha de incentivo à pratica esportiva regular.

O evento já aconteceu em outros anos, mas desde 2020 a data não retornava por conta da pandemia de Covid-19. A intenção da ação é mobilizar a comunidade para caminhar ou correr em um percurso de livre escolha, mas onde todos iniciam juntos.

O Dia do Desafio é realizado pelo Sesc RS. O evento ocorrerá em centenas de cidades do Rio Grande do Sul, no mesmo dia. O desafio em questão é mobilizar os moradores para se movimentarem por pelo menos 15 minutos.

Origem que vem de fora
O Dia do Desafio é uma tradição antiga, que teve a origem ligada a uma outra região fria, muito ao norte do Brasil, no Canadá. Em 1983, em meio a um rigoroso inverno, o prefeito da cidade de Saskatoon sugeriu que todos os moradores fossem caminhar juntos, tanto para realizar um exercício quanto para se aquecer. A moda pegou e no ano seguinte a cidade vizinha também participou do evento.

Sete anos depois, em 1990, a iniciativa se tornou uma campanha mundial. Já em 1995 o Sesc ficou responsável por coordenar o Dia do Desafio em todo o Brasil, iniciando a campanha em São Paulo. Semelhante a origem do evento, um dos objetivos segue sendo a realização dos exercícios, mas agora há também uma parte de ajuda social envolvida.

Dia do Desafio 2022 – Sesc Bento Gonçalves


Desafio Treinão do Bem
Horário: 18h30
Local: Praça Achyles Mincarone (Planalto)
Inscrições: no local, mediante doação de 1 litro de leite UHT em caixinha, que será destinado para o programa Mesa Brasil Sesc

Caminhada da Maturidade Ativa
Horário:15h
Local: Rua Marechal Deodoro, 127 – Centro – Via Del Vino
Inscrições: no local, mediante doação de 1 litro de leite UHT em caixinha, que será destinado para o programa Mesa Brasil Sesc

Fonte: SiteSESC / Foto: Reprodução Internet