As obras de construção da estátua do Cristo Protetor, localizada no município de Encantado (RS), no Vale do Taquari, distante a 145 km de Porto Alegre, foram concluídas na última sexta-feira (22). A imagem começou a ser construída em julho de 2019, antes da pandemia de covid-19, no topo do Morro das Antenas, e fica 400 metros acima do nível do mar.

Com 43,5 metros de altura, com o pedestal, o monumento católico é mais alto do que o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, que mede 38 m, sendo 30 m da estátua e 8 m da base. A estátua gaúcha tem 37,5 m, envergadura dos braços de 39 m e peso total de 1,7 toneladas. A visitação à estátua de Encantado está ocorrendo aos sábados e domingos das 9h às 17h (horário de Brasília)

“Ainda faltam realizar obras de apoio em torno da escultura, como restaurante, sanitários e capela. Estamos fazendo aos poucos, pois dependemos de doações financeiras”, disse o supervisor geral de Obras e Planejamento, Artur Lopes de Sousa.

Cristo Protetor: Coração

Visita guiada
O tíquete para conhecer a estrutura da estátua custa R$ 20 e inclui a visita guiada. Já o acesso ao coração do Cristo, onde o visitante terá uma vista panorâmica do Vale do Taquari, começará no início de agosto. “Temos de instalar os vidros e posteriormente o elevador de acesso ao coração”, disse o empresário Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos de Cristo.

No ano passado, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes (PSD), e de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), trocaram provocações em tom bem-humorado nas redes sociais sobre os tamanhos das duas estátuas.

“Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista”, escreveu Paes no Twitter, em frase que acompanhava uma foto do Cristo Redentor de costas, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo.

Calvi respondeu aproveitando para chamar os turistas a conhecer a cidade gaúcha. “Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora, venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari”, escreveu.

Fonte: Uol / Foto: Reprodução Internet