A Dança faz parte do ser humano. Expressão máxima do corpo e, quiçá, da alma, ela transmite uma mistura de técnicas, emoções e sentimentos. Desde o primeiro passo até as coreografias mais complexas, pulsa ritmo e harmonia, arte e vida.

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança que acontece no dia 29 de Abril, a Secretaria de Cultura promove, entre os dias 26 a 30 de abril, a 5ª Mostra bento-gonçalvense de Dança com atividades como workshops, palestras e apresentações de diversos grupos de Bento Gonçalves em diferentes estilos.

De acordo com o Secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, a 5ª Mostra traz um mosaico que contempla tanto questões técnicas quanto artísticas. “Nosso objetivo é poder proporcionar que a Dança esteja cada vez mais presente para a comunidade. Além disso é importante poder proporcionar atividades de qualificação para que o segmento possa evoluir ainda mais. Por isso teremos workshop de Produção Cultural que vai explorar o mundo dos projetos e editais. Outra qualificação importante é na área de iluminação de espetáculos trabalhando efeitos cênicos e artísticos. E ainda haverá aprimoramento na área de composição coreográfica que trará um diálogo, uma troca de experiências entre o ministrante e bailarinos, sobre o que está sendo desenvolvido na atualidade”, acrescenta Soares.

Além dos workshops, no dia 30, a Rua Coberta sedia o Palco Dança Bento. “Será uma grande festa para todos que são apaixonados pela dança em Bento Gonçalves e que vem valorizando e fortalecendo os diferentes estilos. Vamos ter dança Tradicionalista, Árabe, Urbana, Clássica, Contemporânea, Italiana, entre outras. A 5ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança vai proporcionar ao público a beleza dos trabalhos desenvolvidos por este segmento artístico e que tanto incentiva, desenvolve, fomenta e estimula a cultura em nosso município”.

Programação:
Terça-feira -26 de abril
Atividade: “Workshop de Produção Cultural”
Ministrante: Ana Paula Reis
Horário: 19h às 22h
Local: Fundação Casa das Artes

Quarta-feira, 27 de abril
Palestra “Possibilidades contemporâneas na dança” + aula prática
Ministrante: Matheus Brusa
Horário: 18h30 às 22h
Local: Fundação Casa das Artes

Quinta-feira, 28 de abril
Atividade: “Workshop sobre iluminação na Dança”
Ministrante: Bathista Freire
Horário: 19h às 22h
Local: Fundação Casa das Artes

Sábado – 30 de abril
Atividade: Palco Dança Bento
Participantes:
Grupo Fabemballare
Essenci Dança e Movimento
Rastro do Tempo
Patrícia Larentis e Deise Ceccagno
P1OITO
Studio Nina Aver
Nest Support
Horário: a partir das 15 horas
Local: Rua Coberta

Fonte: Assessoria de Comunicação / Foto: Reprodução Internet