A 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado nesta terça-feira, 2 de julho, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. A presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Rosane Meggiolaro Cappelletti, fez a apresentação da edição do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, entre 3 e 12 de julho; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 6 a 8 de agosto, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar-baile no dia 30 de agosto, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.

Rosane destaca que o concurso está entre as mais importantes ações da entidade. “A Seleção de Vinhos é um evento consolidado em seu papel, ao construir um histórico de qualidade crescente nos resultados, o que estimula a evolução contínua dos vinhos e espumantes farroupilhenses”, menciona. O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, destaca que o poder público deve incentivar avanços no setor vitivinícola local e faz referência à Seleção de Vinhos como uma das formas de acompanhamento dessa evolução. “No agronegócio, o nosso grande produto é a uva. Pela sua história, pela cultura entorno dela, pela Indicação de Procedência conquistada, temos o compromisso em preservar e desenvolvê-la, juntamente com os produtos que se originam dela”, salienta. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Fernando Silvestrin, considera que ações de monitoramento da qualidade, como a Seleção de Vinhos, aliadas a investimentos em pesquisa científica no setor, são responsáveis pelo reconhecimento nacional e internacional conquistado pelos vinhos farroupilhenses. O secretário municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, acrescenta que a diferenciação dos produtos farroupilhenses, sobretudo dos moscatéis, também é um fator de desenvolvimento turístico no município.

A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola do país e maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Farroupilha é também, desde outubro de 2015, a mais recente Indicação de Procedência de Vinhos Finos do Brasil e, em janeiro deste ano, foi reconhecida mediante lei sancionada elo presidente da República, como Capital Nacional do Moscatel. É unânime a associação da Seleção de Vinhos à essa trajetória de sucesso.

As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto e branco; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uva moscato do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.

São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso. Somando-se as edições do concurso já realizadas, 2074 amostras foram avaliadas e 722 produtos receberam premiação, sendo 369 medalhas de ouro, 313 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 24 distinções especiais Moscatel Premium.

As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, até 12 de julho, pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo e-mail: contato@vinhosdefarroupilha.com.br.

A promoção da 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

Fonte: Imediata Comunicação / Foto: Maíra Azevedo