A 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, encerra com números expressivos: foram 130 mil devotos que compareceram ao Santuário Diocesano em dois dias de festa. Só no domingo, foram 80 mil romeiros que participaram da maratona de celebrações – a missa campal, celebrada às 10h30min, reuniu cerca de 20 mil pessoas. Ao contabilizar as pré-romarias e outros eventos preparatórios à Romaria de Caravaggio, a organização estima que o número de devotos que visitaram o Santuário ultrapassou 200 mil pessoas desde a metade de abril.

Neste domingo, a missa campal das 10h30min teve a presença do governador gaúcho Eduardo Leite. Conduzida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a celebração reforçou o lema da 140ª edição da Romaria, “Com Maria, a Mãe de Jesus, pela Cultura do Encontro”: Dom Alessandro reiterou a importância de acolher a todos os irmãos, independente da nacionalidade, etnia ou religião – e falou sobre a necessidade de aproximação entre os cristãos.

“Devemos valorizar todas as culturas conservando a palavra de Deus. Nós também queremos, através da cultura do encontro, caminhar com a palavra de Deus. É a palavra dele que nos ilumina e tira nossos medos”, disse o bispo.

OS NÚMEROS

PÚBLICO: 130 mil em dois dias de romaria, 200 mil desde metade de abril no Santuário,

BRIGADA MILITAR: nenhuma ocorrência foi registrada,

SAÚDE: 75 vacinas foram aplicadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Farroupilha,

ATENDIMENTOS: 82 pessoas foram atendidas em serviços de saúde e socorro, e duas encaminhadas ao hospital.

NA INTERNET: Nos dois dias de romaria: pelo Facebook do Santuário, 400 mil pessoas foram atingidas com vídeos, transmissões ao vivo e imagens. O aplicativo e o site do Santuário, que contemplam transmissões ao vivo via WebRádio e WebTV, teve 109.190 mil acessos. A transmissão ao vivo pelo Instagram, uma das novidades desta edição, atingiu 23.040 pessoas. No Youtube, 18.480 pessoas acompanharam as transmissões.

Foram os mais de 500 jovens que integraram a sexta edição da Romaria da Juventude que fizeram a diferença na missa campal do sábado (25). Conduzida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a celebração também marcou o aniversário de 83 anos de Dom Paulo Moretto, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul – ele também celebrou 58 anos de vida religiosa. Ainda que com limitações de saúde, Dom Paulo vibrou quando se aproximou dos jovens e ouviu o cântico de parabéns de maneira bastante efusiva por parte da turma de romeiros. Dom Alessandro também lembrou que, na próxima romaria, o novo bispo da Diocese já deve estar apresentado e integrado à comunidade.

Esta romaria é a primeira que fiéis puderam conferir de perto a imagem remodelada de Caravaggio. Ela ficou no Recanto do Rosário, situado atrás do Santuário, e foi um dos pontos mais visitados, bem como o Mirante das Graças, onde os devotos amarraram fitinhas de Caravaggio e puderam fazer pedidos – ou, é claro, agradecer. Os dois pontos foram também bastante fotografados pelos fiéis.

O lema da 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio foi ouvido, cantado e repetido por diversos romeiros: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”. O lema atendeu a um insistente desejo do Papa Francisco ao pedir que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença. Ele foi um importante instrumento para transmitir paz, serenidade e por falar a linguagem de algo que é necessário nas comunidades: encontrar-se consigo mesmo, com Deus e com Nossa Senhora.

Há 140 anos, a romaria ensina que quem caminha ultrapassa os limites do cansaço, e oferece o encontro com Caravaggio, com Deus e com o amor.

DEVOÇÃO EM CADA MOMENTO

Filas para tocar na imagem de Nossa Senhora de Caravaggio comprovaram que a fé é o melhor combustível contra o cansaço. Isto porque mesmo após percorrer mais de 20 quilômetros a pé, os romeiros não pareciam desistir diante da tarefa de permanecer em pé até tocar na santa. Na manhã de ontem, fiéis aguardavam por mais de 30 minutos em uma fila que ocupava boa parte da Esplanada. Era habitual, inclusive, romeiros chorarem ao encostar na Mãe de Caravaggio. A fé se desenhou na face de devotos em cada canto do Santuário durante os dois dias de romaria, lembrando as razões que levam, ano a ano, tantas pessoas a caminharem por Caravaggio.

O MANTO DE CARAVAGGIO

Um emaranhado de mãos sedentas por um carinho da Mãe de Caravaggio tentava alcançar o branco do véu da imagem que percorreu a Esplanada nas duas missas campais, celebradas no sábado e domingo, às 10h30min. Já tradicional, a cena é repetida nas missas com maior número de devotos e simboliza o manto de Caravaggio mais perto dos devotos. É difícil manter-se indiferente neste momento: é quando a rainha da festa chega ainda mais perto dos romeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Neimar de Cesero / brigada Militar