Somente ao longo deste sábado, dia 26, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, mais de 100 mil fiéis participaram da 139ª Romaria ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.

O número de peregrinos corresponde à expectativa prevista inicialmente para os dois dias de festa. No entanto, só na manhã de hoje passaram pela esplanada mais de 60 mil pessoas. A peregrinação começou ainda cedo, com grande movimentação nos caminhos até Caravaggio, especialmente de romeiros que partiram de Caxias do Sul para agradecer e pedir graças. A previsão do tempo já indicava nos últimos dias e se confirmou com sol e temperaturas amenas, o que contribuiu para o grande número de participantes desde o início da manhã. Mesmo com o cenário de insegurança devido às paralisações com a greve dos caminhoneiros, romeiros não deixaram de demonstrar a sua fé e devoção a Nossa Senhora.

O ponto auge do dia foi a celebração da missa campal, às 10h30, presidida pelo bispo Diocesano de Caxias do Sul Dom Alessandro Ruffinoni, que em sua homilia lembrou sobre o momento que vive o Brasil e a necessidade de orações por paz. Esta celebração é a que tradicionalmente acolhe o maior número de romeiros todos os anos. Outro destaque da manhã foi a 5ª Romaria da Juventude, que reuniu mais de 300 jovens que vieram de Caxias do Sul, Farroupilha, e outras cidades da região. O grupo saiu às 6h de Caxias do Sul, do MartCenter Shopping, e se juntou aos demais participantes no início da Avenida Dom José Barea, de onde partiram em peregrinação ao Santuário de Caravaggio. Os jovens cantaram e fizeram a animação da celebração campal das 10h30.

Diversas autoridades estiveram presentes ao longo do dia em Caravaggio, incluindo vereadores, deputados estaduais, o prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves, além do Governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, que participa anualmente da Romaria ao Santuário de Caravaggio desde criança, quando seu pai o trouxe pela primeira vez em um caminhão.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Leandro Ávila / Divulgação