A moda plus size gerou R$ 4 bilhões, em 2017, apontando um crescimento de mais de 10% comparado ao ano anterior. A consultoria de imagem para esse público tem crescido no mesmo ritmo no cenário nacional. Profissionais especializadas em plus size e que vivem essa realidade são encontradas no centro do país, mas esse serviço ainda é inédito no RS.

Chaiane da Luz, que vivencia no dia a dia os desafios de ser plus size, reconheceu neste nicho uma oportunidade de negócio e criou a Chai Luz Consultoria de Imagem: “A moda plus size ou moda GG se dedica a atender a pessoas que usam roupas acima do 44. São homens e mulheres, jovens e adultos que querem valorizar o próprio estilo, consumindo moda que vista o corpo e satisfaça a vaidade”, explica.

Com formação em Personal Stylist – Consultoria de Imagem e Estilo pelo SENAC, graduada em Gestão Estratégica em Imagem Pessoal pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Chaiane é especializada em atendimento ao público Plus Size com certificação da Fashion School de Portugal. A consultora de imagem se dedica a compartilhar a experiência dela para mostrar que o “vestir-se bem” é para todos, independentemente do tamanho, estilo ou forma, ajudando no resgate da autoestima e do autoconhecimento para que se sintam felizes e confiantes para a vida, enxergando a própria imagem refletida em harmonia e em respeito à essência: “O meu propósito é ajudar pessoas a entenderem que podem ser lindas, por dentro e por fora, independentemente do tamanho das roupas ou da forma do corpo”, destaca Chaiane. Ela esclarece que essa postura contribui para a qualidade de vida, já que o bem-estar está associado ao amor-próprio e é preciso desmistificar o pensamento de que apenas os magros são belos, saudáveis e felizes, o que propicia uma sociedade mais inclusiva e real.

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE, 52% da população brasileira tem sobrepeso e desse índice 47% são mulheres. Esse é um mercado em expansão que cresce 6% ao ano e movimenta 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), que corresponde a cerca de 300 lojas físicas e aproximadamente 60 virtuais. Além disso, os fabricantes de roupas femininas estão acrescentando dois a três centímetros em suas modelagens normais.

Para atender esse público, o serviço de consultoria de imagem é único, personalizado e colabora para ressaltar os pontos fortes de cada um e amenizar as fragilidades. “O trabalho de consultoria não possibilita somente a transformação externa: o resultado do trabalho vem de dentro, da descoberta que é feita no ser, no estar, do despertar do amor-próprio e resgate da autoestima”, pontua. Para que o resultado seja alcançado, são várias etapas que vão ser colocadas em prática e, portanto, o ideal é definir primeiramente com o cliente o caminho a ser percorrido no processo de personificação da imagem. O atendimento inicia com uma entrevista com o cliente para definir os objetivos da consultoria, o que permite conhecer hábitos e estilo de vida.

Nas etapas seguintes, são realizadas a análise das características físicas e o Teste de Coloração Pessoal, utilizando tecidos de diversas cores e nuances próximo ao rosto, onde será possível identificar quais cores favorecem e ressaltam a beleza natural. Na etapa do closet, é feita uma análise das peças e, no personal shopper, serão visitadas lojas que estiverem dentro do perfil e do orçamento do cliente, se necessário. São elaborados, no mínimo, 50 looks para ocasiões como trabalho, festas, reuniões, passeios, viagens.

Na finalização do trabalho, Chaiane entrega um dossiê completo sobre a imagem do cliente com explicações relacionadas ao tipo físico, estilo, cores, acessórios, cartela de cores personalizada para maquiagem, cabelo e combinações que podem ser testadas em looks, bem como as fotos dos looks para consulta.

O serviço é oferecido no formato completo ou fragmentado, de acordo com a necessidade de cada cliente.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Fabio Grison / Augusto Cesar Silva