O maior evento cultural da Serra Gaúcha segue encantando pela diversidade cultural e integração entre os povos. O Festival Internacional de Folclore prossegue até 29 de julho, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

Grupos folclóricos do Chile, Uruguai, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba, além dos regionais e locais se apresentam, diariamente, no palco da Rua Coberta, trazendo sua arte para o público.

Enquanto artistas chegam ao Jardim da Serra Gaúcha, outros já se despediram. Os grupos da Nova Zelândia, Paraguai, Argentina e Goiás brilharam na 46º edição do Festival Internacional de Folclore e já deixam saudades. Palavras de gratidão e desejos de um “até breve”, acompanhados por calorosos abraços, são entoados a cada despedida.

A emoção do público é transmitida pela presença expressiva ao longo dos espetáculos, geralmente encerrados por efusivos aplausos, com a plateia de pé. Nova Petrópolis mostra toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo, em um grande evento de integração.

Além das apresentações de danças folclóricas, o 46º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o Desfile de Integração; os tradicionais Jogos Germânicos, tais como, rachar lenha e arremesso de chopp; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “A Travessia: Memórias de uma Odisseia”; entre outras atrações.

A Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann; a 1ª Princesa, Stéfani Wiltgen Gregórius, e a 2ª Princesa, Eduarda Weschenfelder, recepcionaram as cortes anteriores no 3º Chá das Soberanas.

Danças folclóricas e momentos de integração marcaram a atividade. O público do Festival Internacional de Folclore vibrou com a única apresentação da Banda Konis Hupen, vinda da Áustria. A irreverência e energia do trio encantou a plateia, que cantou junto e aplaudiu muito. Instrumentos como guitarra, contrabaixo, harmônica, teclado, buzinas e sinos surpreenderam.

Durante todo o Festival Internacional de Folclore ocorre a tradicional Feira de Artesanato, junto à Praça das Flores, apresentando 24 estandes com produtos vindos das mais diversas nacionalidades. Indonésia, Bolívia, Índia, Equador, África, Uruguai, Peru e Brasil são alguns dos países representados com os mais variados produtos.

A Feira de Artesanato ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia está presente em uma Praça de Alimentação integrada ao Festival Internacional de Folclore, permitindo aproveitar os espetáculos simultaneamente. O espaço reúne deliciosas opções de gastronomia típica, lanches e bebidas. A praça de alimentação está aberta diariamente, a partir das 9h, até o encerramento dos espetáculos no palco principal. Em 2018, paralelamente ao Festival Internacional de Folclore, Nova Petrópolis sediará a I Assembleia Nacional IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. O evento ocorre de 26 a 28 de julho, nas dependências do Hotel Petrópolis, sob a coordenação do presidente da IOV Brasil, Antônio Clerton Vieira da Silva.

Mais informações:

facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore

www.festivaldefolclore.com.br 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Margarida Neumann / Divulgação