A Festa de 1996, que celebrou os 120 anos da imigração italiana e teve como tema “A América que nós fizemos”, recebeu um incentivo inesperado. O filme “O Quatrilho”, adaptado do livro de José Clemente Pozenato e rodado na região, chegou ao cinema em outubro de 1995, meses antes da 21ª edição da Festa da Uva. Para completar, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Essa euforia envolveu ainda mais a comunidade local com a Festa da Uva e acabou divulgando a região da Serra para o país. Os turistas vinham conhecer as paisagens e construções antigas vistas no filme e visitar a Festa da Uva. Mais de 500 mil pessoas estiveram em Caxias naquele ano.

O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, inaugurou o evento, e não poupou elogios a Caxias do Sul. Em seu discurso considerou a cidade modelo para o Rio Grande do Sul e para o país. Depois, visitou os estandes, passou pela Réplica Caxias – 1885, e assistiu ao desfile de carros alegóricos.

Os desfiles da Festa da Uva de 1996 contaram a saga dos imigrantes, desde o recrutamento na Itália, passando pela construção e transformação da região, até a época atual. A narrativa foi dividida em oito quadros, cada um com um tema específico relacionado à temática central. Os municípios da região participaram do quadro chamado Região, e os distritos, das alegorias do quadro intitulado Trabalho.

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

O Quatrilho Filme: Em 1910, numa comunidade rural de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, dois casais dividem a mesma casa. O tempo faz com que uma das esposas se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar uma vida nova, deixando para trás seus parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here