Em contagem regressiva para o Garibaldi Gastrô, os sommeliers convidados já têm afiado o repertório especial de vinhos e espumantes brasileiros que serão apresentados nas degustações dos dias 16 e 17 de agosto, na Confraria da Tramontina. Vão ser dois dias de encontros memoráveis nessa segunda edição do evento, que é promovido pelo SHRBS Garibaldi (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares).

A programação também inclui oficinas de gastronomia com renomados chefs de cozinha. O encerramento será na sexta à noite, com um jantar assinado por esses chefs a ser servido nos vagões da Maria Fumaça e um passeio a Carlos Barbosa como gran finale.

Em três horários dentro da programação, o sommelier convidado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) Arlindo Menoncin vai falar sobre diferenças de estilo entre brancos e tintos; peculiaridades de espumantes da Serra Gaúcha e complexidade de vinhos tintos com suas características de produção. Nascido numa família tradicional produtora de uvas finas, Menoncin é enólogo, sommelier pela Fisar e atua há mais de 15 anos no segmento.

A programação também inclui uma degustação sobre a identidade dos vinhos brasileiros com a Madame do Vinho Sonia Denicol. Sommelier nível 3 pela Wine & Spirits Education Trust (WSET), há 15 anos trabalha com o posicionamento de pequenos produtores, que produzem vinho de forma artesanal e sustentável. Para falar sobre essa cultura e história, ela convidou a agrônoma Lara Silvestrin, responsável técnica do departamento de agricultura na Cooperativa Garibaldi e especialista em cultivo de uvas orgânicas e biodinâmicas; e a especialista em vitivinicultura Rosângela Bettú Lazzari, da Osteria Della Colombina, onde se produz vinhos biodinâmicos. Esse bate-papo vai ser na quinta-feira, 16, às 21h.

O Garibaldi Gastrô é aberto ao público e os ingressos são vendidos separadamente para as oficinas e o jantar.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here