Caxias do Sul conheceu os destaques da produção vitivinícola da cidade. Os premiados no XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do município foram conhecidos em um jantar, promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Revinsul, realizado na noite destaquarta-feira (08/08), no restaurante Tulipa, nos Pavilhões da Festa da Uva. A primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra, e diversos secretários municipais participaram do evento.

Os vinhos premiados ganharam troféus e agora estão aptos a serem comercializados com o selo “Vinho de Caxias do Sul”, que atesta a excelência de produção da bebida. O concurso tem como principal objetivo promover a qualidade dos vinhos caxienses, oportunizar a divulgação e valorização das marcas locais e oferecer às vinícolas possibilidades de negócios e crescimento.

Nesta edição, 34 vinícolas participaram, totalizando 179 amostras de vinhos e sucos inscritas. Em julho, as bebidas passaram por uma análise sensorial realizada por 22 enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados. As amostras com melhor pontuação também passaram por uma análise físico-química. Foram avaliadas as categorias tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

“Agradecemos aos jurados, degustadores, que fizeram um belo trabalho nas suas avaliações para prestigiar a produção local. Parabéns às vinícolas que participaram do concurso. Em sua maioria, as que vinificaram esse ano entraram no concurso. Trabalharemos para que na próxima edição tenham ainda mais participantes para continuar valorizando os vinhos e sucos de Caxias”, disse a titular da Smapa, Camila Sandri Sirena.

Já Gabriela Isoton, presidente da Revinsul, destacou a produção local. “Foi mais uma safra de muito trabalho. Porém, quando nos deparamos com momentos como este, percebemos que tudo valeu a pena. A safra não se refletiu em farta quantidade, mas sim em excelente qualidade, uma das melhores nos últimos 10 anos. Nossos vinhos e sucos acompanharam essa excelência e estão ótimos”, declarou Gabriela. A safra desse ano resultou em uma colheita de aproximadamente 65 milhões de quilos nos 3.550 hectares plantados no município.

O XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é realizado pela Smapa, em parceria com a Revinsul, apoiado por diversas empresas.

Vencedores

Conforme estabelecido no regulamento, 30% das amostras que obtiveram as melhores notas em cada categoria foram premiadas com troféus (totalizando 55 amostras premiadas). Neste ano nenhuma amostra recebeu troféu de bronze, pois as 30% melhores amostras receberam notas superiores a 85 pontos.

Outras amostras também receberam notas merecedoras de troféu, porém, como o regulamento prevê a premiação de apenas 30% das amostras e que a mesma vinícola não seja premiada mais que uma vez na mesma categoria, estas amostras receberam menção honrosa.

As vinícolas produtoras do suco de uva e dos vinhos vinífera e vinho de mesa melhor pontuados na avaliação sensorial do concurso foram Ernesto Zanrosso Indústria deVinhos (vinho de mesa), Vinhos Don Giusepp (vinhos de uvas viníferas) e Vinhos Don Giácomo (suco de uva).

Celso Luis Zanrosso ficou feliz com a distinção. “Participo desde a primeira edição. Ano passado ganhei seis troféus, mas dois eram de prata. Esse ano, só ganhei ouro. Prestigio a iniciativa porque é uma forma de valorizar o que é daqui”, disse. A Ernesto Zanrosso Indústria de Vinhos também ganhou troféu ouro nas categorias branco de mesa, rosado de mesa e tinto vinífera.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Adriano Chaves