Visando sensibilizar a sociedade sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana, a AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, a Administração Municipal de Carlos Barbosa apoia a mobilização nacional, a qual é denominada Dezembro Vermelho.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os novos números da epidemia revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil, um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção de aids era de 21,7 casos por 100 mil habitantes e, em 2017, foram 18,3, queda de 15,7%. Em quatro anos também houve queda de 16,5% na taxa de mortalidade pela doença, passando de 5,7 por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos em 2017.

Mais informações você pode conferir através deste link, http://www.aids.gov.br

Desta forma, em prol do Dezembro Vermelho, a Prefeitura promoverá no dia 15 de dezembro, das 8h às 12h, no Centro Municipal de Saúde, testes rápidos para a identificação do HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Conforme a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, este mês é considerado o marco no combate à Aids e ao HIV. A Campanha prioriza informar sobre os sintomas, as formas de contágio, provocando a reflexão de que é possível viver com HIV sem preconceito, além disso, dezembro convida as pessoas para participar das ações de prevenção e diagnóstico precoce. “Apesar de ainda ser uma das doenças que mais matam no mundo, a partir do momento que a população tem consciência sobre as formas de contágio, cuidados, tratamento e principalmente prevenção, passam a cuidar-se mais”, enfatiza.

O Município também conta com o teleagendamento 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, que possibilita os usuários agendarem os testes rápidos para o HIV.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here