A família, a fé, a terra e o futuro serão os motes do espetáculo do Bailado Gaúcho, que abrirá o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – 14ª edição de 19 a 23 de setembro. O grupo pratense, que encerra as comemorações dos seus 25 anos em setembro, trará o tema do Festival “Gente da Terra” para o palco. O objetivo é apresentar as etnias que formaram a região e a cidade de Nova Prata. “Visitamos famílias de italianos, poloneses, alemães e afros para entender a trajetória de cada um e a relação com a terra”, explica o bailarino do Bailado, Patryk Galvan.

A primeira parte do espetáculo trará a temática família, com destaque para as relações e costumes das pessoas que cultivam a terra; na segunda, a espiritualidade e a fé em busca de uma vida melhor; o terceiro ato traz o preparo da terra e a semeadura; e a esperança de uma terra mais promissora encerra o espetáculo do Bailado. O grupo será responsável pela abertura das cinco noites de evento e trará para o palco coreografias, música ao vivo, vídeos e teatro, tornando o espetáculo dinâmico e atraente. O ponto alto  ficará por conta da participação de um coral.

Além do Bailado Gaúcho, outros nove grupos de Nova Prata se apresentarão no Festival: Bailadinho, Abadá, APAE, Associação Comunitária de Deficientes (ASCODEF), CTG Querência do Prata, CTG Retorno à Querência, Grupo Afro, Grupo Cala e Grupo Kalina.

Nesta edição serão 22 grupos, entre nacionais e internacionais, de 13 países diferentes: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Lituânia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, República Tcheca e Uruguai.

As apresentações ocorrem às 19h30min, de quarta-feira a sábado, e às 18h30min, no domingo, no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz. O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – 14ª edição, que ocorre de 19 a 23 de setembro, é uma realização do Bailado Gaúcho – Folclore, Arte e Danças, com apoio da Febrarp, Fidaf, I.O.V., Mundo em Dança, Ministério da Cultura – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O Financiamento é do Sistema Pró-Cultura RS LIC, Lei nº 13.490/2010, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Adri Silva Agência de Conteúdo / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here