No dia (01), quando se inicia Outubro Rosa, mês em que o câncer de mama ganha ainda mais visibilidade para devida conscientização e prevenção, em entrevista, algumas razões pelas quais a apresentadora do ‘É De Casa’ é uma inspiração diante da doença. Entre elas, estão sua espontaneidade, seu bom-humor e sua positividade ao dividir seu cotidiano nas redes sociais.

Ana Furtado anunciou em maio deste ano que estava com câncer de mama e, desde então, tem compartilhado vários momentos de sua luta contra a doença e de como tem reagido ao tratamento. Por isso, no mês do Outubro Rosa, mês de conscientização em prol da prevenção deste tipo de câncer, 10 momentos em que Ana foi inspiração. Confira!

1 – TINHA PROPÓSITO DE ME COLOCAR COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO
Cerca de um mês depois de tornar pública a luta contra o tumor maligno , a apresentadora do “É De Casa” participou do “Encontro com Fátima Bernardes” e falou sobreo que a motivou a falar abertamente sobre o câncer, as terapias que a ajudam e outros assuntos relacionados ao tratamento. “Como uma pessoa pública, eu tinha esse propósito de me colocar como uma ferramenta de divulgação e de alerta para todas as mulheres porque isso pode acontecer com qualquer uma, inclusive comigo. A segunda, é que quando você recebe o diagnóstico de câncer, ele vem cheio de tantos significados destrutivos e difíceis… O que me moveu foi que eu queria ajudar outras mulheres fazendo esse alerta, me sentir acompanhada e poder apoiar também”, afirmou a artista.

2 – A ATIVIDADE FÍSICA ME ESTIMULA, ME FAZ SENTIR VIVA
Desde maio, Ana não deixou de lado sua rotina de exercícios, sempre a adaptando às suas condições físicas. “Não é recomendado se exercitar à exaustão porque isso pode vir a comprometer a imunidade e, por consequência, deixar o organismo mais exposto a possíveis infecções. Mas é fato também que a atividade física me estimula, me faz sentir viva e está contribuindo para reduzir os efeitos colaterais da quimio e o risco de depressão – muito comum em pacientes em tratamento contra o câncer”, escreveu.

3 – A CADA ETAPA, RENOVO MINHA FÉ
A artista passou por seis sessões de quimioterapia e, sempre que postava sobre elas nas redes, salientava a importância de sua crença na cura. “A cada etapa do tratamento, renovo minha fé e minha certeza de cura. Será mais uma semana de luta, mas o mais importante disso tudo é que não estou sozinha. Tenho ao meu lado o amor de minha família e amigos e tenho esse carinho todo que recebo diariamente de vocês por aqui”, afirmou a mulher do diretor Boninho, com quem tem a filha, Isabella, de 10 anos.

4 – CÂNCER NÃO É MEU VILÃO, SE TORNOU PROFESSOR
Nas redes, ela também contou que não encarava a doença como sua inimiga e isso era fundamental em seu cotidiano. “O câncer não é mais o meu vilão. Ele se tornou o meu professor. E como boa aluna que sempre fui tenho aprendido cada lição com a sabedoria que nem eu sabia que possuía”, escreveu.

5 – MÁSCARAS ESTILOSAS E MUITO BOM HUMOR
Adepta de máscara cirúrgicas coloridas em passeios durante o tratamento do câncer, a apresentadora contou, com muito bom humor, o motivo de usá-las. “Tem um monte de gente perguntando porque eu uso a máscara. Porque quando faço quimioterapia minha imunidade fica muito baixa. Todo mundo gripando, espirrando, eu não posso pegar nem gripe. Não posso nem pegar o Brad Pitt, nem o Tom Cruise, só o Boninho mesmo”, afirmou.

6 – MAIS DO QUE NUNCA VALORIZO CADA SITUAÇÃO SIMPLES DO DIA A DIA
O câncer de mama não foi motivo para que Ana deixasse de lado as férias programadas com a família: na companhia do marido, da filha, do enteado e de outros familiares, ela curtiu a Espanha e a França em julho. “Agora mais do que nunca valorizo ainda mais cada coisa, cada situação simples do dia a dia. Passear no sol, caminhar ao ar livre, subir escadas, correr… tudo está diferente e mais cansativo, mas é passageiro. Eu confio em Deus que em breve tudo isso será a lembrança dessa lição valiosa de vida que tenho vivido”, compartilhou ela nas redes.

7 – EU DECIDO DIARIAMENTE POR VIVER!
O otimismo e a positividade de Ana Furtado também foram inspiradores, além de aliados importantes para ela mesma. “Viver ou morrer? Eu decido diariamente por viver! Sem dúvida alguma. Embora o câncer coloque a realidade da morte diante de mim, eu não me abato. Não desisto! Não me entrego! E não a nego… afinal, ela é uma verdade da nossa natureza. A negação é debilitante e nos afasta da verdade das coisas, atrapalhando a nossa capacidade de reação”, ponderou a apresentadora.

8 – VISITAS A CRIANÇAS COM CÂNCER
Outro momento em que Ana motivou foi quando ela visitou o crianças e adolescentes com diferentes tipos de da doença. “Essa é a Victoria de 16 anos, paciente que eu conheci na recente visita que fiz ao INCA. Dessa linda guerreira trago a lembrança doce do nosso encontro e do seu sorriso cativante. Ela fez o lindo desenho da máscara que uso hoje. E os seus traços e cores me inspiram a nunca desistir de nada”, declarou.

9 – ME PERMITO SENTIR. FAZ PARTE, DISSE SOBRE DOR
A espontaneidade de Ana Furtado ao dividir com seus seguidores até os momentos em que se sentia mais frágil também foi importante. “Também tenho os meus momentos tristes e de dor física. Me permito sentir. Faz parte. É humano e fortalece ao contrário do que imaginamos. Se entristecer não é fraqueza. Sentir dor não é uma escolha. Sorrir e ver o lado bom da vida mesmo nos momentos de fragilidade é uma escolha e se torna fundamental quando se ‘quer estar vivo’. Viver na plenitude tem sido o meu lema. Na alegria, tristeza, dor e fraqueza…”, ponderou.

10 – FELICIDADE E SUPERAÇÃO NO TRABALHO
Ao longo do tratamento, Ana Furtado precisou ficar alguns períodos longe da TV, mas sempre que retomava ao trabalho, seja no “Encontro”, no “É De Casa” ou ainda ao comandar o BR-Day em Nova York, dividia com seus seguidores a alegria de estar de volta. “Ninguém imagina, mas apresentar um programa, fazer o que a gente faz é um grande desafio… Eu nem preciso dizer, né? No meu estado, que estou mais fraquinha e tudo… Mas olha só, é tão bom… Sabe por que? É superação, fé, força e é coragem”, afirmou em um dos posts.

Fonte: Purepeople / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here