Durante oito dias, Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho passará a ser a Capital da Dança. De 6 a 13 de outubro, uma jornada de oficinas durante o dia e concursos à noite integrará bailarinos de diversos estados brasileiros e países.

Reconhecido como um dos principais festivais de dança do país, o Bento em Dança chega a sua 26ª edição com a notoriedade de grandes nomes como Ana Botafogo e a bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Liana Vasconcelos, que sobe ao palco com ‘A Morte do Cisne e Esmeralda’. Neste dia, a programação inicia às 18h no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Ingressos podem ser adquiridos no local a R$ 20.

Ana Botafogo é, sem dúvida, o principal nome da dança clássica brasileira. Ela, além de Carlinhos de Jesus, manifestaram-se em vídeo a favor da continuidade do Bento em Dança, em razão do anúncio na edição passada do término do festival por falta de incentivo. O apoio se confirma com sua presença na noite de sábado, 6, quando o palco será dividido por diversas escolas no primeiro dia do concurso. Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança são os gêneros desta primeira fase (6 a 9 de outubro). A Fase B, de 10 a 12 de outubro, contemplará Danças Urbanas, Sapateado e Jazz.

Para a organização do Bento em Dança, a continuidade do evento é também a certeza de que a arte da dança segue viva num palco que já recebeu mais de 150 mil bailarinos. “É emocionante olhar para trás e ver o que o festival já proporcionou a milhares de bailarinos. Todos os anos, premiamos bailarinos com bolsas de estudo. Este é um dos nossos compromissos que seguimos a risca desde o início, talvez um dos mais importantes. Nessa caminhada, vimos estudantes se tornarem grandes bailarinos e coreógrafos. Começaram aqui, nas oficinas, foram para o palco e hoje trazem alunos e viajam o mundo sempre embalados pela dança”, destaca a presidente Erci Grapiglia. A expectativa é que a comunidade abrace o Bento em Dança e aproveite para mergulhar na arte da dança, assistindo aos espetáculos.

 Em 26 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Este ano serão cerca de 500 coreografias num total de 32h de espetáculos em oito noites. Durante o dia, 69h de aula, sendo 36h na Fase A e 33h na Fase B. Alex Neoral, André Rockmaster, Bárbara Rey, Cícero Gomes, Cláudia Zaccari, Edson Santos, Gustavo Côrtes, Luiz Fernando Bongiovanni, Moacir Corrêa, Monique Paes e Teresa Augusta. Estes são os nomes dos professores confirmados para o 26º Bento em Dança. Elesterão dupla jornada, ministrando aulas durante o dia e avaliando as coreografias à noite, durante o concurso.

Quem é Liana Vasconcelos?

Liana Vasconcelos é bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academy of Dance, de Londres. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ, com o projeto de pesquisa que propõe a criação de um Museu da Dança no Brasil. Segue uma carreira independente como solista de Ballets de repertório. Desde 2014 é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É bailarina e produtora do Duo Cello e Movimento. Em setembro de 2017 representou o Ballet Clássico brasileiro no BRICS Cultural Festival em Xiamen, na China, onde dançou o Grand Pas de Deux de “Le Corsaire” e ministrou Master Class para as alunas de Ballet da Escola de Artes de Xiamen. Desde 2018 é professora de Ballet Clássico da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

FASE A – 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo

FASE B – 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre. 

PROGRAMAÇÃO CONCURSO – Gêneros de cada noite

Dia 6 (18h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dias 7 e 8 (19h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dia 9 (19h) – Jazz, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dia 10 (16h) – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro

(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,

Dia 11 (19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,

Dia 12 (14h) Batalhas de Hip Hop (entrada gratuita)

(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Sapateado, Danças Urbanas

Dia 13 (19h) – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018

O Programa de oficinas detalhado está disponível em nosso site www.bentoemdanca.com.br

SERVIÇO

Quando: 6 a 13 de outubro de 2018

Onde: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Noite abertura: 18h

Demais noites (concursos): 19h

Ingresso: R$ 20 no local

Números do 26º Bento em Dança

Coreografias: 500

Horas de espetáculos: 32h em oito noites

Participações: 5.200

Oficinas: 19

Horas de aulas: 69h – 36h Fase A – 33h Fase B

Fonte: Conceito Com / Foto: Divulgação

Principal nome da dança clássica brasileira: Ana Botafogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here